A comédia “Neurótica!“, protagonizada por Flávia Reis, estreou no último sábado (5), no Teatro J. Safra. Aos 50 anos, a atriz retorna aos palcos paulistanos com o espetáculo solo que mistura crítica social e humor afiado.
Com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, a montagem aposta na sátira para escancarar o esgotamento emocional e as contradições que fazem parte do dia a dia das mulheres na sociedade contemporânea.
A trama gira em torno de uma terapeuta que conduz uma palestra completamente equivocada sobre neuroses. A partir dessa figura central, Flávia interpreta uma sequência de 11 personagens femininas, todas absurdamente familiares, como a mulher que não lembra onde estacionou o carro, a cerimonialista que tenta atender a todos ao mesmo tempo, a idosa que prevê o fim do mundo e outros.
O espetáculo estreou originalmente em 2014, no Rio de Janeiro, onde fez temporadas de sucesso. De lá para cá, a atriz — com mais de 15 anos de pesquisa sobre o humor no universo feminino — deixa abordagem mais refinada, com um olhar cada vez mais sensível e provocador.
A peça não apenas diverte, mas também escancara o peso da sobrecarga que ainda recai sobre as mulheres, mesmo após conquistas importantes no mercado de trabalho e na vida pública. Mãe, profissional, esposa, multitarefa: o acúmulo de papéis dá o tom das piadas — que arrancam risos, mas também desconforto.
Em entrevista ao Viva a Cidade, a atriz comentou que as personagens são um “pedacinho” dela. “A gente coloca uma lente de aumento para fazer uma peça, mas sou um pouquinho de cada uma.”
“Mas a que mais estou gostando, atualmente, é da carente, aquela da franjinha, porque eu voltei a namorar e, às vezes, me pego tendo atitudes que me fazem pensar ‘estou igual a ela'”, compartilhou com humor.
Durante a apresentação, Flávia revelou que “Neurótica!“ só ganhou forma graças ao incentivo de Paulo Gustavo, ator e humorista que morreu em 2021 em decorrência da Covid-19.
“Foi ele quem me deu o empurrão. Disse que eu precisava montar esse solo porque o mundo precisava rir dessas mulheres, reconhecer essas figuras e, de alguma forma, se libertar”, contou emocionada.
“Neurótica!“ fica em cartaz até 31 de agosto, com sessões aos sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 80 e podem ser adquiridos online ou na bilheteria do Teatro J. Safra, na zona oeste da capital.