Na próxima quarta-feira, 7 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Chocolate, uma data que homenageia um dos doces mais apreciados ao redor do globo. Com uma origem que remonta às civilizações antigas da Mesoamérica, como os maias e os astecas, o chocolate tem uma história rica e cheia de significado cultural. Essas civilizações já consumiam uma bebida feita a partir do cacau, considerada sagrada e utilizada em rituais religiosos e cerimônias.
Embora bastante apreciado em suas variadas formas de consumo, o alimento costuma ser visto como ‘vilão’ por aqueles buscam uma alimentação mais saudável e livre de açúcares. Mas, segundo a nutricionista Jessica Soares, é possível aproveitar o chocolate de forma saudável e sem culpa.
“Quando consumido com moderação e de preferência na versão amargo, o chocolate pode trazer diversos benefícios à saúde”, explica. Ela destaca que o chocolate, especialmente o escuro, é uma fonte de antioxidantes, pode melhorar o humor, além de contribuir para a saúde cardiovascular.
No entanto, Jessica reforça a importância da cautela. “Apesar dos benefícios, o consumo excessivo de chocolate, principalmente os com alto teor de açúcar e gordura, pode levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde. Por isso, o equilíbrio é fundamental”, orienta a especialista.
Os diferentes tipos de chocolate e como consumir
Para aproveitar o Dia Mundial do Chocolate de forma consciente, a nutricionista recomenda optar por chocolates com maior porcentagem de cacau, que possuem menos açúcar e mais nutrientes benéficos.
“O consumo deve ser feito de forma prazerosa, sem exageros. Uma porção de cerca de 20 a 30 gramas por dia costuma ser uma quantidade adequada para aproveitar os benefícios sem exagerar nas calorias e açúcares. Além disso, prefira consumir o doce após a refeição, pois estará saciado e isso evitará extrapolar”, aconselha.
A seguir, a especialista destaca as diferenças entre os tipos de chocolate mais comuns:
Chocolaterias na capital paulista
Para te ajudar a comemorar o Dia Mundial do Chocolate em grande estilo, o Viva a Cidade preparou um roteiro com três chocolaterias que valem a pena serem visitadas. Confira!
Mission Chocolate
A Mission Chocolate, fundada em 2013, é uma referência no cenário do chocolate artesanal brasileiro. Localizada no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo, a marca conquistou reconhecimento nacional e internacional por sua dedicação à produção de chocolates de alta qualidade, premiados e feitos com ingredientes naturais.
A filosofia da Mission é criar receitas inovadoras, que respeitam a cultura, a geografia e os sabores nativos brasileiros, sem aditivos, transgênicos, soja ou glúten. Essa abordagem resultou em uma linha de chocolates que não só encanta pelo sabor, mas também pelo compromisso ético e sustentável.
No cardápio da loja, destacam-se barras de chocolate com sabores tipicamente brasileiros como os premiados pamonha, goiabada, cupuaçu, Romeu & Julieta, arroz doce e doce de leite.
Onde: R. Califórnia, 808 – Brooklin, São Paulo | Instagram:@missionchocolate
Horário de Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 19h | Domingos, das 10h às 15h

A barra de chocolate 70% com goiabada é um dos destaques da Mission | Foto: Divulgação
Dengo Chocolates
A fábrica da Dengo Chocolates, localizada em Pinheiros, é muito mais do que um espaço de produção: é uma verdadeira experiência sensorial para os amantes de chocolate. Inaugurada com o objetivo de aproximar os consumidores do processo artesanal e da origem de seus produtos, a loja-fábrica oferece uma imersão no universo do chocolate de alta qualidade.
A loja moderna e acolhedora, oferece uma variedade de chocolates naturais, como barras e trufas, feitos sem conservantes ou aditivos artificiais, refletindo a riqueza do cacau brasileiro cultivado por comunidades locais sustentáveis. O espaço abriga ainda um restaurante, um café e uma sorveteria.
Os visitantes podem participar de visitas guiadas que mostram desde a seleção do cacau até a produção final, além de sessões de degustação para explorar diferentes sabores e aromas. Também é possível montar uma barra personalizada.
Onde: Av. Brig. Faria Lima, 196 – Pinheiros, São Paulo – SP | Instagram:@dengochocolate
Horário de Funcionamento:
Loja e café: segunda e terça, das 8h às 20h | Quarta à Sábado, das 8h às 22h| Domingos e feriados, das 8h às 19h
Restaurante Cabruca: terça, das 8h às 29h | Quarta à Sábado, das 12h às 23h| Domingos e feriados, das 12h às 19h
Tour Do Cacau ao Chocolate: Sexta e sábado, das 11h às 18h | Domingos e feriados, das 11h às 17h
Estação Monte seu Dengo e Sorveteria: segunda e terça, das 8h às 19h | Quarta à Sábado, das 8h às 21h| Domingos e feriados, das 8h às 18h

Loja da Dengo Chocolates, em Pinheiros | Foto: Divulgação
Gallette Chocolates
Fundada em 2011 pela chocolatière Gislaine Gallette, a Gallette Chocolates se consolidou como uma das principais referências em chocolate artesanal bean-to-bar do Brasil. Com produção própria e controle rigoroso de qualidade — desde a seleção do cacau no sul da Bahia até a finalização do produto — a marca conquistou o paladar de consumidores exigentes e jurados internacionais.
Na loja em Santana, na zona norte da capital paulista, é possível degustar bombons finos, bebidas especiais, sobremesas exclusivas e edições limitadas, muitas vezes criadas em colaboração com outras marcas e chefs.
Entre os mais de 40 sabores disponíveis, destacam-se combinações inusitadas como queijo brie com damasco, manjericão com limão-siciliano, lavanda com mel, além dos bombons etílicos e o já consagrado bombom de jabuticaba, premiado em concursos na Inglaterra e nos Estados Unidos.

A Gallette Chocolates oferece também bombons etílicos | Foto: Divulgação
Onde: R. Augusto Tolle, 245 – Santana, São Paulo | Instagram:@gallettechocolates
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h30 às 18h30 | Domingo, das 13h às 18h
__