OCAM faz homenagem a Tom Zé
Em celebração a 30 anos de história, orquestra celebra grandes nomes da música brasileira

Informações
-
Data de inicio e término
12 jul até 12 jul
-
Dias da semana e horários
Sábado, às 19h
-
-
Valores
Doação de um quilo de de alimento não perecível e/ ou agasalhos e cobertores para as comunidades do Butantã
Mais detalhes
Celebrando três décadas de história, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) apresenta o segundo espetáculo da “Série Eventos Especiais – OCAM 30 anos”, homenageando à obra de Tom Zé. Na apresentação, a orquestra recebe a cantora Lívia Nestrovski para exaltar o trabalho do artista baiano adaptada para música de concerto.
Sob regência do maestro e diretor da OCAM, Ricardo Bologna, o programa começa com a obra “Suite para Lilian”, composição do saxofonista Roberto Sion dedicada à baterista Lilian Carmona. A obra reúne três músicas em uma versão orquestral inédita escrita especialmente para a Ocam: “Baião de Nóis”, “Rua Altino Arantes” e “Samba (dá) Alegria”.
A orquestra também apresentará a “Rapsódia Baiana”, de Lindembergue Cardoso, compositor que foi, ao lado de Tom Zé, membro do Grupo de Compositores da Bahia. A obra possui elementos da “baianidade” em uma escrita orquestral que utiliza técnicas da música contemporânea.
O concerto segue com arranjos inéditos de músicas do grande homenageado da noite, Tom Zé. Com mais de 60 anos de carreira, o artista foi um dos principais integrantes do Movimento Tropicalista e desde seu álbum de estreia, “Grande Liquidação” (1968), demonstrou habilidade única de brincar com a linguagem. E para interpretar sua obra, a OCAM recebe Lívia Nestrovski, cantora com cinco álbuns lançados e vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2019 na categoria Cantora e, em 2021, com Fred Ferreira, na categoria Videoclip.
O show contará com participações especiais de Fred Ferreira (guitarra e viola caipira), Vinícius Barros (percussão) e Leandro Lui (bateria).
As músicas, selecionadas especialmente para o espetáculo, são de diversas fases da carreira de Tom Zé, e receberam arranjos orquestrais inéditos de Luca Raele, Rodrigo Morte e Paulo Aragão.
“Celebrar os 30 anos da OCAM com um espetáculo em homenagem a Tom Zé, ao lado da voz de Lívia Nestrovski, é uma oportunidade extraordinária. É também uma forma de reconhecer a ousadia, a inovação e a riqueza da música brasileira”, afirma o maestro Ricardo Bologna.
O mesmo concerto será reapresentado no dia 13 de julho, às 12h, no Parque Capivari, como parte da programação do “55º Festival de Inverno de Campos do Jordão”.
A apresentação é gratuita, com doação de um quilo de de alimento não perecível e/ ou agasalhos e cobertores para as comunidades do Butantã. Os ingressos podem ser reservados neste link.
Serviço:
Homenagem a Tom Zé
Regência: Ricardo Bologna
Canto: Lívia Nestrovski
Obras de:
Roberto Sion – Suite para Lilian
Lindembergue Cardoso – Rapsódia Baiana, op.85
- Cego com cego e Xique-xique (Tom Zé / Zé Miguel Wisnik) (arr. Luca Raele)
- Gênesis Guarani (Tom Zé) (arr. Rodrigo Morte)
- Senhor Cidadão (Tom Zé) (arr. Luca Raele)
- Menina Jesus (Tom Zé) (arr. Paulo Aragão)
- Menina, amanhã de manhã (Tom Zé / Perna Fróes) (arr. Luca Raele)
- Língua Brasileira (Tom Zé) (arr. Rodrigo Morte)
- Tô (Tom Zé / Elton Medeiros) (arr. Paulo Aragão)
- Jimmy, Renda-se (Tom Zé / Valdez) (arr. Rodrigo Morte)
Dados de contato
-
Telefone
(11) 98596-5292
-
Redes sociais