“Mostra CULTrua” ocupa a Galeria Prestes Maia
Exposição traz mais de 70 obras de 46 artistas que tiveram as ruas da cidade como uma das inspirações

Informações
-
Data de inicio e término
25 abr até 29 maio
-
Dias da semana e horários
das 10h às 22h
-
Mais detalhes
As ruas da cidade de São Paulo são uma fonte inesgotável de inspiração para o trabalho de artistas plásticos contemporâneos. A partir dessa consciência, um trabalho sensível de curadoria do Núcleo de Ação e Cultura da Associação MoveCentroSP reuniu mais de 70 obras de 46 artistas que se entrelaçam tendo o espaço urbano como contexto e que serão apresentadas na “1ª Mostra CULTrua”, que ocupa a Galeria Prestes Maia.
A exposição é uma iniciativa da MoveCentroSP em parceria com o Novo Anhangabaú e Positive Foundation, que devolve ao espaço a sua essência mais importante, ser um polo de arte e cultura no coração de São Paulo.

“Uruguaiana”, de Marcelo Gemmal/ Foto: divulgação
Visitantes poderão contemplar artistas plásticos que trabalham diferentes linguagens em diversas formas de manifestações artísticas, desde o grafite à escultura.
“Alguns artistas convidados fazem uma homenagem clara à cidade, facilmente perceptível em suas obras. Outros trazem as ruas na inspiração como um impulso, e é interessante acompanhar como um mesmo ponto de partida leva à criatividade de cada um por diferentes caminhos e interpretações”, diz Isabella Sanches, da MoveCentroSP.
Para Cauê de Lucca, da Positive Foundation, a “Mostra CULTrua” leva cada pessoa por um passeio diferente, no qual nosso próprio repertório e nossa relação com as ruas da cidade têm um papel fundamental na experiência que queremos proporcionar.
A “Mostra CULTrua” traz trabalhos de artistas como Carolina Itzá, Gil Motta, Marcelo Gemmal, Marcelo Theodoro, Nadia Starikoff, Simone Siss, entre outros.

Obra sem título de Marcelo Theodoro. Escultura em metal e concreto, 70 x 34 x 3 cm – Ano 2023/ Foto: Divulgação
Ativismo cultural e ação urbana
A 1ª edição da “Mostra CULTrua” é apenas um dos projetos da parceria entre a Associação Move Centro SP e o Novo Anhangabaú para a mobilização e reflexão da arte contemporânea inserida em um contexto cultural mais amplo. Um exemplo é a iniciativa do “Projeto Conexão”, o qual apresenta a interligação entre artes plásticas, pintura ao vivo e discotecagem no Vale do Anhangabaú.
“O Centro de São Paulo é um museu a céu aberto que comprova como o clássico e o contemporâneo convivem em harmonia e têm em comum expressar por meio da arte as transformações históricas, sociais, estéticas e políticas. A ‘Mostra CULTrua’ é mais do que uma exposição, é uma ação cultural de ocupação urbana”, destaca Marcelo Gemmal, artista plástico.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3104-7801
-
Redes sociais