Museu da Imigração promove passeio temático
"São Paulo dos Imigrantes: Imigração Portuguesa" traz roteiro cultural, jantar e apresentação de fado

Informações
-
Data de inicio e término
27 abr até 27 abr
-
Dias da semana e horários
das 15h às 20h
-
-
Valores
R$ 240,00
Mais detalhes
Após explorar as influências italiana, espanhola, libanesa, boliviana, judaica e francesa na capital paulista, a 4ª edição do passeio temático “São Paulo dos Imigrantes”, promovida pelo Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo –, convida o público a percorrer os caminhos da presença portuguesa em São Paulo. Para além de um roteiro histórico, o passeio propõe uma experiência imersiva na herança cultural e patrimonial que ainda reverbera na cidade.
Com início às 15h, no Solar da Marquesa de Santos, no centro histórico de São Paulo, o público visitará padarias tradicionais, marcos arquitetônicos e bairros que acolheram famílias lusitanas durante o século 19 e início do século 20.
Após o itinerário externo, os visitantes serão levados ao Museu da Imigração, onde participarão de uma visita especial ao acervo do MI, com foco na trajetória dos portugueses na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás.
Encerrando a programação, será oferecido um jantar temático, preparado pela chef Sueli Benedita, do restaurante Tasca do Monte, acompanhado da apresentação da cantora Letícia Ferreira, intérprete de fado.
A imigração portuguesa
Durante o século 19 e início do século 20, a cidade de São Paulo se tornou um importante polo de atração para imigrantes. Com o crescimento das lavouras de café e o processo de industrialização, houve uma demanda crescente por mão de obra. Nesse contexto, os portugueses, ao lado de italianos, espanhóis, japoneses, dentre outros, passaram a chegar em grande número, sendo recebidos também na Hospedaria de Imigrantes do Brás. Somente essa hospedaria acolheu cerca de 200 mil portugueses, evidenciando a importância dessa comunidade na história paulista.
Ao contrário do período colonial, em que a vinda de portugueses estava atrelada à exploração e à colonização, a imigração portuguesa no pós-independência ganhou novos contornos. Os portugueses que chegavam a São Paulo se inseriam em diferentes atividades econômicas. Muitos se estabeleceram como comerciantes, alfaiates, sapateiros, padeiros e donos de pequenas mercearias. A facilidade com o idioma e as afinidades culturais com a população local também favoreceram a integração dos portugueses à sociedade brasileira.
Hoje, a herança portuguesa em São Paulo é perceptível na gastronomia, na arquitetura e nas tradições religiosas. Sua influência se revela em bairros com forte presença luso-brasileira, festas tradicionais e instituições ligadas à comunidade portuguesa.
O valor do ingresso inclui transporte em van ao longo do percurso, mediação cultural com equipe do Museu da Imigração, entrada e visita especial ao MI, jantar com bebida não alcoólica e apresentação de fado.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 2692-1866
-
-