Voltar Beleza
Última modificação outubro 22, 2024

Empresária narra sua trajetória no ramo da Beleza

Em entrevista ao Viva a Cidade, a jovem relembra sua trajetória e traz dicas para quem deseja empreender.  

Cadastre-se na Newsletter

    “Hoje eu sou dona do meu tempo e dona de mim. O meu sentimento é de liberdade e de pertencimento”. É de forma empoderada e orgulhosa de si que a empresária Pétala Ayanne Figueira Matos, de 34 anos, fala sobre o seu crescimento como empreendedora no mercado de beleza.  Em entrevista ao Viva a Cidade, a jovem relembra sua trajetória e traz dicas para quem deseja empreender.  

    Quando e como você iniciou com a revenda de produtos de beleza? 

    Iniciei a revenda de cosméticos e itens de perfumaria aos 21 anos. Há 11 anos, trabalho com produtos do Boticário. Na época, minha mãe tinha uma loja de moda feminina e as clientes sempre pediam produtos de beleza, vimos ali uma oportunidade. 

    Você sempre teve interesse pelo empreendedorismo? 

    Sempre tive interesse em empreender porque vim de uma família de mulheres que tinham a própria renda. Desde os 12 anos, eu trabalhava na loja da minha mãe, tentando fazer o meu próprio dinheiro. Sempre tive uma veia empreendedora. 

    Quais desafios você enfrentou ao começar como revendedora? 

    O principal obstáculo foi o preconceito. Recebia críticas e era vista como ‘muambeira’. Mas depois mudei minha própria visão, deixei de ter vergonha e vi que estava conquistando o meu dinheiro e ganhando até mais do que antes, tudo se transformou. 

     Como você concilia o empreendedorismo com sua rotina? 

    Atualmente eu tenho a minha própria loja e profissionalmente me dedico 100% a ela. Antes da pandemia da Covid-19, eu tinha uma rotina muito puxada. Mas percebi que estava deixando de aproveitar melhor a vida. Hoje eu estipulo meus próprios horários e tenho mais tempo para mim e para meu relacionamento. A minha rotina é voltada para o meu bem-estar.  

     Quais estratégias você utiliza para atrair e fidelizar os seus clientes? 

    Minha estratégia é a gentileza e o bom atendimento. Eu não trabalho disputando preço. Não quero que o cliente compre comigo por que vendo barato. Eu fidelizo pela forma de atender. Gosto que o cliente venha porque quer ser atendido por nós. E isso tem dado certo. 

     Você sente que o trabalho como revendedora contribui para a sua independência financeira? 

    O trabalho como revendedora contribuiu não apenas para a independência financeira, mas também para a independência emocional. Eu sou dona do meu tempo, dona de mim. É um sentimento de liberdade e pertencimento. 

     Você pensa em expandir seu negócio? 

    Hoje meu foco tem sido a internet. Quero levar esse atendimento carinhoso e humano que tenho dentro da minha loja para o ambiente online. Não quero apenas que o cliente coloque o produto no carrinho e compre, como acontece na maioria dos sites. Por meio das minhas redes sociais, quero conversar e acolhê-lo. 

     Quais são seus próximos objetivos como empreendedora? 

    Quero ter uma vida mais vivida. Ao empreender, pretendo curtir mais a vida e também desejo que o meu negócio seja uma ferramenta de realização de sonhos para as pessoas que estão trabalhando comigo. 

    Como você se mantém atualizada sobre as tendências de mercado? 

    Além dos materiais que recebemos do Boticário, também vou a muitas reuniões e acompanho especialistas, utilizo as redes sociais e estudo bastante. 

     O que você diria para quem está pensando em empreender nesse universo da beleza? 

    Eu compartilho os ensinamentos que minha mãe passou para mim: nunca dependa de ninguém, faça você mesmo. Se você já tem uma renda fixa, continue com ela e passe a empreender como uma renda extra. A partir dela, você conseguirá construir o seu futuro. Vá atrás, não fique apenas no pensamento. Estude bastante, mas aja. O início é um trabalho de formiguinha, de pouco em pouco. Dê passos pequenos, mas concretos. Você irá receber críticas, mas não desanime, afinal, ninguém gosta de pessoas que estão se dando bem e você se dará bem se fizer o ‘seu corre’. 

    Stefany Leandro

    24 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.