Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação agosto 27, 2024

Quais são os benefícios do aleitamento materno?

Pediatra destaca os benefícios da amamentação para os bebês e as mamães.

Cadastre-se na Newsletter

    Neste mês, a campanha “Agosto Dourado” conscientiza sobre a importância da amamentação e incentiva o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos a pediatra Wilma Lilia de Castro e Souza Silva (CRM 15332), preceptora da Pediatria e Saúde da Criança da Faculdade Evangélica Mackenzie. Confira!

    Qual é a importância do aleitamento materno?

    O leite materno é o alimento ideal para o recém-nascido. É considerado o padrão ouro por ter todos os componentes necessários para o desenvolvimento saudável do lactente.

    Quais são os benefícios da amamentação para o bebê?

    • O bebê que mama exclusivamente leite materno tem menos riscos de desenvolver alergias;
    • O leite materno funciona como uma “vacina natural”, pois os anticorpos da mãe passam pelo leite, ajudando na proteção contra doenças;
    • Os compostos do leite materno propiciam o adequado desenvolvimento do cérebro com influência na inteligência do bebê;
    • O leite materno também permite o melhor desenvolvimento da imunidade após a aplicação de vacinas, evita a obesidade e doenças como hipertensão arterial e diabetes;
    • O fato de não ocorrer manipulação no preparo do leite, apresenta menos riscos de contaminação e de desenvolvimento de doenças;
    • O momento do aleitamento estimula o vínculo entre mãe e filho.

    E as vantagens para a mãe?

    • A mãe que está amamentando livre demanda logo ao nascimento, tem menos risco de hemorragia uterina, pois o aleitamento favorece o retorno do útero ao tamanho normal de antes da gestação, portanto menos risco de anemia;
    • A amamentação demanda um gasto de energia por parte da mãe e retorno mais rápido ao peso que tinha antes da gravidez, desde que tenha uma alimentação saudável;
    • O fator econômico também deve ser levado em conta ao incentivar o aleitamento materno, pois as fórmulas infantis geram um gasto para a família;
    • A mãe que amamenta seu bebê no seio, não tem o trabalho do preparo do leite e cuidados com utensílios para o mesmo, pois o leite materno está pronto e na temperatura ideal para ser ofertado o tempo todo.

     Por quanto tempo o aleitamento materno é recomendado?

    Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser mantido exclusivamente até os primeiros 6 meses de vida, quando se inicia a introdução alimentar e água, e pode ser ofertado até 2 anos ou mais, enquanto for prazeroso para o bebê e para a mãe.

     Quais são os cuidados necessários para que a amamentação seja um momento satisfatório tanto para a mãe quanto para a criança?

    Dizemos que quando nasce um bebê nasce também uma mãe, e em cada gestação pode ser diferente, pois os filhos são diferentes e a mãe se modifica a cada gestação, tornando-se mais madura e experiente, trazendo os seus medos e incertezas frente às circunstâncias diferentes da vida.

    A posição ideal para a amamentação é a que for mais confortável para a mãe, podendo ser sentada ou deitada. Importante salientar que a posição do bebê deve ser observada com mais cuidado, pois ele deve estar de frente para a mãe, barriga com barriga. Não deve haver horário rígido para a amamentação. Ela deve ocorrer à livre demanda, ou seja, orientada pela fome do bebê.

    Muitas mulheres enfrentam problemas como baixa produção de leite, machucados nos mamilos… O que pode ser feito nestes casos?

    A baixa produção de leite pode ocorrer por falha do estímulo da sucção do bebê no seio materno, pelo uso de chupeta ou mamadeira, ou em decorrência da baixa ingestão de líquido pela mãe. O estresse também pode influenciar na produção de leite, portanto, a mãe deve dormir bem e ter tranquilidade.

    Nos primeiros dias após o nascimento, até o casal se adequar à nova rotina, é muito importante que haja uma rede de apoio que auxilie nos cuidados com a casa, com outros filhos, e com o preparo de alimentos, até a recuperação da mãe. Machucados nos mamilos são decorrentes de pega incorreta da boca do bebê no seio materno. Neste caso, é importante ter a ajuda de um profissional habilitado no manejo da amamentação que pode ser o pediatra ou a consultora em amamentação.

    Stefany Leandro

    24 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.