Voltar Dicas
Última modificação maio 09, 2024

Entre Franciscos: O Santo e o Papa, virou livro

O papa Francisco e São Francisco de Assis se encontram na lavanderia criada pelo pontífice, no Vaticano, e travam um diálogo sobre as inquietações do mundo. O texto sensível de Gabriel Chalita foi escrito para o teatro e, agora, é adaptado em livro.

Cadastre-se na Newsletter

    O papa Francisco e São Francisco de Assis se encontram na lavanderia criada pelo pontífice, no Vaticano, e travam um diálogo sobre as inquietações do mundo. O texto sensível de Gabriel Chalita foi escrito para o teatro e, agora, é adaptado em livro.

    Foto com os atores da peça

    Que tipo de conversa pode surgir a partir do encontro inesperado de dois homens tão inspiradores? Em 2017, o papa Francisco criou uma lavanderia no Vaticano para a população em situação de rua. Pensando na singeleza do gesto, o escritor Gabriel Chalita se sentiu tocado e escreveu o texto de uma peça, imaginando o que um religioso diria ao outro.

    O espetáculo “Entre Franciscos: o santo e o papa” transcendeu os palcos e a história agora é publicada em livro pela editora Minotauro (Grupo Almedina, 2024). O lançamento da obra em São Paulo será em 10 de maio, no teatro Sérgio Cardoso, onde, no mesmo dia, haverá a estreia da peça (texto de Gabriel Chalita e direção de Fernando Philbert).

    A cena toda se passa dentro da lavanderia. Cansado dos barulhos do mundo, o papa chega sozinho para descansar e orar. O pontífice se depara com uma pessoa, e os dois começam a conversar. Um diálogo profundo, filosófico sobre o homem, os animais, as dores e os amores do mundo.

    A princípio, o papa não sabe que está diante de São Francisco de Assis. Só descobre que têm o mesmo nome. A história revela um pontífice angustiado, inquieto com a onda de ódio, de violência, de egoísmo que assola a humanidade. O santo, por sua vez, não deixa sua fé e esperança morrerem.

    Papa: há muita mentira Santo: há a verdade Papa: não, Francisco. Você está sendo ingênuo. Não. Eu não posso ver as mazelas do mundo e sorrir como se tudo estivesse bem. Eu não posso ver os egoísmos e fingir que há passarinhos cantando por aí. Santo: mas eles estão cantando.

    Transmitindo paz, humildade e otimismo, São Francisco vai “rebatendo” as adversidades que o papa traz para a conversa. No texto, o santo recusa o cargo de cardeal, apesar do convite do Francisco argentino. Quer continuar a ser um “humilde homem das ruas” e semear o amor. Chalita constrói uma
    história bonita, que faz refletir sobre nossos atos e de que forma podemos melhorá-los. Uma história para “pensar e sentir”, como o próprio autor definiu.


    Ficha técnica:

    Título: “Entre Franciscos: o santo e o papa”
    Autor: Gabriel Chalita
    Editora: Minotauro/ Grupo Almedina Brasil
    Páginas: 128
    Formato: 21x14x0,7
    Preço: R$ 49
    Onde encontrar: Almedina/ Amazon

    Serviço:

    Lançamento do livro: “Entre Franciscos: o santo e o papa”
    Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153. Bela Vista – São Paulo/SP
    Horário: 19h
    Data: 10 de maio ** No mesmo dia, a peça homônima estreia neste teatro, às 18h. O texto é de Gabriel Chalita e a direção, de Fernando Philbert. O autor vai autografar o livro logo após o espetáculo. ** No Rio de Janeiro/RJ, a temporada no teatro termina dia 5 de maio Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176. Ipanema.

    Sobre o autor:

    Gabriel Chalita
    Escreveu o primeiro livro aos 12 anos de idade. Sua obra literária tem mais de 90 títulos e abrange vários gêneros: dos romances às peças de teatro, dos ensaios filosóficos aos livros de ciência do direito. Da literatura infantil aos de teoria da educação. Da poesia às crônicas do cotidiano. Na área acadêmica, fez dois doutorados: um em comunicação e semiótica e outro em direito. E dois mestrados: um em sociologia política e outro em filosofia do direito. É professor da PUC/SP, do Mackenzie e do Ibmec. É membro da Academia Brasileira de Cultura, da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras. Foi secretário da Educação do município e do estado de São Paulo. E presidiu o Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação.

    Sobre a editora
    Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

    Viva a Cidade News

    350 publicações