“Um trabalho de persistência e resiliência, sem fim”. São com essas palavras que Adalberto Bueno Netto, empresário e um dos idealizadores da Associação Colmeia São Paulo – Vila Olímpia, descreve a atuação da instituição que completa 20 anos de fundação.
Fruto da iniciativa de empresários, que viram o colaborativismo como uma solução para suprir as necessidades da Vila Olímpia, o projeto contribuiu significativamente para a requalificação urbanística do bairro, que passou de uma área até então carente, para um dos principais centros financeiros de São Paulo.
Em entrevista ao Viva a Cidade News, o engenheiro civil e fundador do Grupo Bueno Netto, destacou a contribuição da Associação para a transformação da região.
Adalberto Bueno Netto
Enquanto as regiões da Berrini e Faria Lima se desenvolviam, a Vila Olímpia ficou travada. Era uma área com vias estreitas, muitos galpões, e que sofria com os constantes alagamentos. Vimos nesse cenário a necessidade de somar esforços para conseguirmos melhorias no bairro.
Dentre as inúmeras ações realizadas pelo projeto, qual você destacaria?
A reurbanização da Vila Olímpia foi muito bem pensada e, tenho certeza, que não há arrependimentos por parte de quem investiu e acreditou nisso. O início da Colmeia foi marcado pelo projeto viário Interligação Faria – Funchal, executado em parceria com a Prefeitura.
À Associação couberam os trechos da Rua Olimpíadas (até o entroncamento com a Rua Quatá) e a Rua Gomes de Carvalho (entre a Rua Funchal até o entroncamento com a Rua Olimpíadas).
Já o município ficou responsável pelo alargamento da Rua Funchal e a ligação do entroncamento das Ruas Fiandeiras e Ramos Batista com as Avenidas Hélio Pelegrino e Faria Lima.
O que para muitos era uma utopia, a Colmeia vem ajudando a tornar realidade. O que faz a associação obter êxitos que grupos de outras regiões não conseguiram?
Além da vocação financeira e social, a Colmeia iniciou com um planejamento muito bem-feito. É um trabalho de muita persistência e resiliência, sem fim. Nós não desistimos.
E quais são os objetivos da Colmeia para os próximos anos?
Ao longo desses 20 anos tivemos muitas conquistas. A Vila Olímpia passou por uma grande valorização, tem atraído investimentos e novos investidores, mas ainda há muito para fazer.
Precisamos continuar com as melhorias urbanísticas e de paisagismo e também melhorar aspectos como a segurança.
Queremos que o bairro seja seguro, com pessoas caminhando nas ruas e usando cada vez menos o veículo, porque isso auxilia na mobilidade.
Para os próximos anos o trabalho será de mobilização. Precisamos conquistar apoiadores que nos ajudem a continuar fazendo essas benfeitorias em prol da região e da população.