No Brasil e no mundo, vem aumentando a incidência de casos de câncer de mama, aparecendo cada vez mais cedo para as mulheres, gerando sofrimento físico e psicológico para as pacientes que enfrentam a doença.
O tratamento do câncer, que pode envolver mastectomia, quimioterapia e radioterapia, além dos sintomas físicos, pode comprometer a saúde mental da mulher em diversos aspectos, onde ela teme sua identidade, tem sua autoestima atacada, além de ter que estruturar novamente sua imagem corporal.
Um diagnóstico da doença, pode ser devastador para muitos pacientes, cujo temor é sinônimo de “fim” ou “morte”. Devido a isso, a paciente pode encarar muito desconforto psicológico nesse processo, sentindo muitos sintomas depressivos e ou ansiosos. Sendo assim, se faz fundamental que a família e a paciente busquem um auxilio psicológico, para que mantenha sua saúde mental fortalecida nesse momento, a fim de minimizar os impactos do tratamento.
O psicólogo busca trabalhar com essa paciente o seu fortalecimento emocional, buscando fazer um trabalho de apoio para a mesma fortalecer os seus vínculos com a espiritualidade, pois a fé se faz um aliado importante na cura da doença. Além disso, busca acolher e compreender o que a mulher vem sentindo durante o tratamento.
É imprescindível à paciente buscar ferramentas que lhe tragam uma renovação da vida, onde possa enxergar a doença como uma nova chance de viver. Para isso, nas sessões, o psicólogo dará suporte à mulher e a seus familiares, a partir de técnicas de relaxamento, auxiliando no controle dos pensamentos negativos presentes no tratamento e na reconstrução de uma nova imagem da paciente.
O profissional, junto com a paciente, irá buscar ferramentas para uma nova análise da vida e da doença, apoiando a concluir o tratamento, comemorando cada vitória com a mesma, pois a cada etapa vencida, a mulher pode se considerar vitoriosa. Além disso, incentivará uma nova perspectiva da vida, onde essa mulher terá outras fontes para sentir-se bela e guerreira, sendo capaz de enfrentar todo e qualquer desafio que lhe é colocado.
“A prevenção é a melhor forma de lutar contra o câncer de mama e de demonstrar amor-próprio! Faça seus exames anualmente! Cuide-se!”