Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação setembro 06, 2024

A importância da saúde mental e de se cuidar…

A saúde mental é tão relevante e deve receber atenção tanto quanto a saúde física.

Cadastre-se na Newsletter

    Vivemos em uma sociedade onde o viver se tornou algo frenético e automático, em diversos contextos de nossa vida. Estamos sempre esperando um momento para descansarmos, ou fazermos algo que realmente gostamos, além da nossa rotina. Sendo assim, precisamos refletir que a saúde mental é tão relevante e deve receber atenção tanto quanto a saúde física.
    É importante compreender que a saúde mental vai além de um estado de espírito e impacta no nosso funcionamento como ser humano, pois a falta de cuidado, nos leva a sofrermos consequências que vão além de nossas emoções.
    A saúde mental é a base do nosso funcionamento diário. Ela cuida das nossas emoções, pensamentos e comportamentos, assim como lidamos com as emoções negativas e as adversidades que encontramos ao longo do percurso.

    Muitas vezes, agimos tão no automático, que não percebemos comportamentos, emoções e pensamentos que deixamos que assumam o controle de nossa mente, como as crenças limitantes que aparecem constantemente, principalmente diante das dificuldades, por exemplo.
    E o que seriam essas crenças limitantes? São os pensamentos, as convicções e afirmações que podem nos impedir de alcançarmos nosso potencial e evoluir.

    Crenças são pensamentos que acreditamos ser verdade absoluta, podendo ser impostas em forma de crítica, comentários maldosos ou situações cotidianas. Sendo assim, podem impedir o nosso crescimento pessoal ou profissional, pois muitas vezes podem nos levar a desistir ou ter aquele sentimento de estarmos sem saída para um determinado objetivo.


    Desta forma, devemos incluir em nossos hábitos diários a nossa higiene mental, buscando formas de aliviar a nossa pressão correlacionada ao dia a dia. Entre as opções estão:
    • Buscarmos recompensas que envolvam o nosso autocuidado;
    • A prática de atividades físicas que gerem prazer;
    • A psicoterapia de forma preventiva, para que se aprenda a compreender e lidar com as emoções;
    • O convívio com aqueles que nos geram prazer e que nos façam bem;
    • A inclusão de hobbies em nossa rotina.
    Tais ações nos ajudam a equilibrar as emoções e sermos, para nós inicialmente, o nosso principal projeto de sucesso.

    Bruna Gonçalves

    3 publicações

    Bruna Gonçalves (@brunagpsicologa) é psicóloga especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (CRP 06/141605) e colunista do Viva a C...