Voltar Teatro
Última modificação fevereiro 09, 2026

Itaú Cultural recebe montagem de “Dois Papas”

Protagonizada por Celso Frateschi e Zécarlos Machado, peça retrata um encontro fictício entre papas

Zécarlos Machado e Celso Frateschi em "Dois Papas". Foto: Alê Catan.

Informações

  • Data de inicio e término

    19/02/2026 até 01/03/2026

  • Dias da semana e horários

    De quinta-feira à sábados, às 20h | Domingos e feriados, às 18h

  • Endereço

    Av. Paulista, 149 - Bela Vista

    Ver no mapa
  • Valores

    Entrada gratuita

Mais detalhes

O palco do Itaú Cultural recebe a primeira montagem teatral deDois Papas”, de Anthony McCarten, no Brasil. Dirigida por Munir Kanaan, a história se desenvolve por meio das conversas entre dois homens com diferentes visões de mundo: o Papa Bento XVI (interpretado por Zécarlos Machado) e Jorge Bergoglio (Celso Frateschi), o futuro Papa Francisco. 

A história tem início com a ida de Bergoglio para Roma com intenção de pedir sua aposentadoria. O cardeal é surpreendido por Bento XVI, que lhe confidencia sua consideração de renunciar ao cargo de Papa, diante das pressões enfrentadas pela Igreja. Assim, se inicia um diálogo de tensão, respeito e humor entre os dois e suas duas visões antagônicas, revelando o lado humano por baixo das vestes papais.

Zécarlos Machado e Celso Frateschi em “Dois Papas”. Foto: Alê Catan.

O elenco também é composto pelas atrizes Carol Godoy e Eliana Guttman, como personagens que cercam os protagonistas. Uma delas é a Irmã Sofia (Carol Godoy), uma jovem freira argentina, seguidora dos ensinamentos de Bergoglio. A outra é uma editora de livros religiosos e confidente de Bento XVI (Eliana Guttman). Para potencializar a narrativa, a montagem aposta em figurinos, objetos e projeções, que vão transformando o cenário branco dos ambientes sacros em diferentes espaços, até mesmo em momentos íntimos das personagens, aumentando o impacto estético do espetáculo. 

Escrito pelo roteirista e produtor de cinema Anthony McCarten, “Dois Papas” teve sua estreia no teatro em junho de 2017, na Inglaterra. Em 2019, McCarten adaptou o texto para a produção do filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O longa-metragem recebeu indicações de melhor roteiro adaptado nas premiações do Oscar, Globo de Ouro e BAFTA no ano de 2020, além de indicações de melhor filme nas duas premiações.

A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h de terça-feira da semana de apresentação, por meio da plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Zécarlos Machado e Celso Frateschi em “Dois Papas”. Foto: Alê Catan.

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito
  • Maiores de 12 anos

Dados de contato